quarta-feira, 30 de junho de 2010

ORAÇÃO À PAZ



Deus, esta é a voz imanente da alma que desperta e invoca Vosso nome em busca de Paz.

Deixai, Senhor, que as torturas de nossa mente sejam apagadas pela luz divina que purifica.

Estimulai os nossos pensamentos para os temas sublimes da fé e da esperança.

Concentrai em nosso coração a energia vivificadora da confiança.

Afastai de nosso caminho os ventos nocivos da angústia e das dúvidas.

Purificai nosso corpo, na sua essência, extinguindo os germes da corrupção.

Oh, Deus, aceitai o apelo da alma insegura e frágil, dando-lhe a força da confiança e a benção da paz.

Fazei com que cada alma encontre o seu recanto de sólida afirmação.

Na identificação com os irmãos de espírito que servem ao Senhor.

Na fé adquirida pela manifestação poderosa de Vossa presença.

Na visão do mundo espiritual que transmite paz ao coração sedento.

Oh, Senhor, Deus Todo Poderoso, concentrai em nosso coração e nossa mente os raios de paz superior que nos fortaleça para a compreensão da vida e a dignidade do trabalho.

Graças, Senhor, pela purificação que nos concede e a paz interior que nos invade nessa confortadora invocação de Vossa bondade.

Assim seja.

terça-feira, 29 de junho de 2010

CONDIÇÃO HUMANA



Ser o construtor da história que enobrece a si e a toda a humanidade.

Saber sentir a vida, dom divino, agindo bem e a nada fugindo nas experimentações da providência.

Dar, de corpo e alma e sem medir ou regatear prêmios, ajuda fraterna a todo que caminha no mesmo rumo da eternidade.

Sofrer sem negar a Deus a prece confortadora e jamais caindo no desespero da descrença e da blasfêmia.

Ser feliz, transbordar alegria e extravasar contentamento, sem olvidar as bênçãos nisso contidas e afirmar a mão superior da espiritualidade.

Melhorar continuamente, no plano do espírito que permite assimilar conhecimento redentor e antever as glórias eternizadas.

Compreender o todo universal, conjunto majestoso de harmonia e beleza, vendo-se ínfimo elo na integração da obra majestosa.

Assumir a consciência de missão, com todas s agruras, sem pretender alçá-la às alturas ou sufocá-la nos termos do inútil, mas na justa medida do humano.

Aceitar todos os fatos da própria vida e os atributos pessoais, sabendo com fé e humildade que nada na vida é injusto porque segue a linha inexorável da depuração e progresso do espírito.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

PURIFICAÇÃO



Despojar a alma das máculas e vícios recolhidos no caminho equívoco e sombrio.

Limpar no coração as manchas vivas do desamor e ódio por nós acumulados.

Construir no íntimo a base sólida do amor e da caridade.

Libertar a mente das nuvens que turvam a percepção e das trevas que enlouquecem.

Definir a meta de uma vida indo à frente, firme e decidido, em busca da Luz.

Procurar o bem, a todo preço, na convivência entre irmãos na comunidade terrena.

Criar na própria vida um paraíso com o amor, a luz e o bem contidos na purificação.

domingo, 27 de junho de 2010

SABER E VIVER



Não lucra a alma humana com a indolência e o conformismo no sono ingênuo da ignorância. Espírito inculto e descuidado, por mais puras sejam as vibrações no bem, retém o passo, vacila, na caminhada reta ao Senhor.

Evidente aos olhos despertos da alma esclarecida é o quadro de árduos embates nas envolventes situações da vida terrena, quando iniludível desponta o valor do conhecimento e do intelecto para as grandes conquistas espirituais.

Ajudar a distribuir conhecimentos, desenvolver capacidades mentais, propagar cultura, constituem missões conseqüentemente salvadoras, pois, o Espírito requer ascensão progressiva na linha do Saber assim como na escala do sentimento.

Há no quadro da vida, refulgente e bela, a missão do Ensino e do Saber como dignas dos Espíritos iluminados que inspirem às consciências despertas o equilíbrio do Intelecto e do Viver.

Deus distribui em todos os planos as energias do Sentimento puro e da Mente realizadora, como forças harmoniosas e imperativas a disposição do Espírito, auxiliares divinos que são na trajetória para a Verdade e a Vida.

sábado, 26 de junho de 2010

BONANÇA




É a palavra que conforta o coração e desperta a mente.

O calor que aquece a alma e recupera os sentidos para a atividade.

O doce afago que relaxa o corpo e faz vibrar feliz o coração.

A luz que orienta e banha em prata toda a natureza.

A melodia tranqüilizadora a embalar a vida em ritmo de pureza.

O encontro fraterno com almas queridas na efusão de segurança e paz.

A ventura de sonhar com flores e alegrias nas caminhadas etéreas do repouso.

O sorriso que se abre na espontaneidade da identificação espiritual.

A benção de Deus que derrama luzes e concede o bem.

A serenidade da última viagem no caminho justo do reino do Senhor.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

CONFIANÇA



A criança que segue os passos do pai, indiferente às condições adversas do ambiente ou ameaças pressentidas, caminha tranqüila pela segurança oferecida em sua confiança íntima no seu progenitor.

A mãe que moldou os filhos nos exemplos do bem e da pureza, nas fases formadoras de suas vidas, pode projetar, confiante, os seus anseios na busca da própria realização.

O cônjuge que se apóia no companheiro, na ligação afetiva nascida do amor sublime e desenvolta nas lutas solidárias, não teme a sorte porque reflete o clima superior das vibrações.

O dócil e festivo animal que nos estima, identificado pela vivência comum e os muitos afagos, jamais recua no seu extremo afeto de querer e de apoio.

Os bons amigos, resultado de franco companheirismo e renovadas provas de ajuda, seguem eternos na concretização de seus justos objetivos.

Assim, muito mais forte e justificadamente, devem as almas firmar a confiança absoluta na irrecusável bondade e misericórdia de Deus, pois, como seus filhos, somos ligados a Ele no plano da eternidade.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

QUE VALE MAIS?



Sábio seria o homem se pudesse, usando a mente sã e o coração puro, avaliar todos os recursos, as várias manifestações, os sentimentos múltiplos, na verdadeira escala dos bens eternos.

Confrontaria então em luz meridiana se vale mais a posse em lutas conquistadas, na guerra sem escrúpulos e nos golpes falsos e cruéis, ou a carência de bens na tranqüila paz da consciência justa.

Veria as claridades divinas qual o peso maior na eternidade, se os gozos irrestritos da carne e da luxúria ou a continência inspirada e o uso moral das funções naturais do sexo e do instinto de amar.

Compreenderia na centelha Lúcia de Deus, que mais compensa, se o intelecto jactancioso e soberbo que crê tudo poder, ou a humildade despida de riquezas do simples que ora.

Sentiria vibrar as energias do bem como resposta, quando indagasse a mente qual a glória maior, viver em risos e ilusões no egoísmo solitário ou seguir partilhando os ternos sentimentos em grupos fraternos que caminham para a Luz.

Descobriria, afinal, por força do amor e da caridade manifesta, que mais valem os bens do Espírito que todas as glórias e conquistas do efêmero mundo que a tantos fascina e destrói.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

ESPERANÇA



Apelas à Deus por forças renovadas par que se cumpra seu caminho de deveres e obrigações para com amigos e familiares, toda vez que sombras caem na sua alma pensativa.

Refletes sobre graves problemas que marcaram o passado e árduos embates que se projetam no presente e lançam receios terríveis sobre o amanhã.

Pensas ameaçado no frágil corpo de carne, diminuta forma material viva em amplo universo de tantas formas de vida e ação.

Vês a natureza rica e variegada, a circundar-te, e acima dela em extensões infinitas o universo misterioso e deslumbrante.

Contido em reflexões, sentes que nada sabes de tanta maravilha criada, embora pressintas leis imperiosas regendo os ciclos próprios de cada espécie e de seus agentes vitalizadores.

Percebes, apenas, que vives, desperto olhando o mundo a que pertences sem qualquer poder de decifrá-lo ou vencê-lo, nas imperativas revelações de caminhos e conseqüências.

Olhas o exterior e vês seus semelhantes, frágeis como tu, incapazes de resposta definitiva e mergulhados em ilusões deformadoras que conduzem a dores e mais desenganos.

Entendes que por toda parte há desejo intenso de vida, e que todos se apegam desesperadamente à experiência existencial, tementes ao fim na morte física.

Compreendes que para todos há a mesma caminhada de alegrias e tristezas, prazeres e dores, alternadamente dispostos em flagrante processo de educação e amadurecimento.

Até o momento em que, envolto em sombras, voltas para Deus, e na força plena de sua alma confiante, apelas, em palavras de humildade e sabedoria, para que cumpras em paz e reconforto tudo que a vida lhe reserva sob a ação justa e corretiva.

Sabes, então, fortalecido o íntimo, aclarada a mente, harmonizadas as vibrações, que, na vida em enigmas e dúvidas, a grande Luz é Deus, nossa eterna e decisiva Esperança.

terça-feira, 22 de junho de 2010

SEMPRE FIEL



Aquele que nasce e almeja a caminhada reta e construtiva, impõe-se a tudo e a nada cede sempre fiel a doce voz divina.

Nenhum perigo recurva-o no caminho, segue à frente, ereto e sobranceiro com a chama acesa da fé no coração.

Não lhe ferem as tormentas e os espinhos que se lhe armam e oferecem, pois incólume prossegue sua alma na proteção do bem superior.

Jamais vacila na busca do dever, supera as dúvidas e sufoca a violência erguida, indo tranqüilo à luz que o atrai.

Este o espírito superior na missão concedida sobre a terra. Invencível, firme e iluminado, sempre fiel à inspiração do Senhor.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O DOM MAIOR



Não é o ser favorecido pela sorte mundana e pelas riquezas e glórias desse mundo.

Não prevalecem as conquistas materiais e os poderes acumulados por atos de força e prepotência.

Não sobressai a vitória erguida sobre erros, violências e desatinos.

Não vinga a vaidade entronizada pelas loas dos homens e pelas palmas enganosas do púbico corrompido.

Não sobre existe o nome consagrado nas negociações viciosas do sucesso e da notoriedade mundana.

Não constrói o orgulho e a vaidade alicerçados na vã ilusão do paraíso conquistado.

Nada, enfim, posto em termos materializados grosseiros do mundo em Deus, tem valor no plano espiritual.

Pois, no reino do Senhor, prevalece no julgamento dos espíritos, na escala do merecimento e do progresso, o dom maior: a caridade.

domingo, 20 de junho de 2010

PENSAMENTO



O Pensamento é força criadora que transforma vidas e constrói realidades.

É ponte de ligação entre todos os seres, é veículo que une os diversos planos e permite chegar, o mais simples, mais próximo de Deus.

Pelo pensamento a existência se altera, torna-se sombria e difícil ou abre-se em luz e bonança.

É o pensamento que força imagens, boas ou más; que inspira as idéias, puras ou nocivas; que materializa enfim o bem ou o mal.

Como elemento condutor ele transmite ao próximo suas vibrações e recebe em troca as influências que sejam assemelhadas.

Pensamento é passo para realidade. Conduz a alma para os caminhos que ele mesmo idealizou.

Esta a razão porque a salvação e a felicidade humanas dependem do condicionamento da força do pensamento para o bom e o puro.

Isto feito, pode o ser viver em terra as boas experiências do caminho justo e assegurar ao espírito o futuro iluminado na vida superior.

sábado, 19 de junho de 2010

AMOR FRATERNO



Quando um ser olhar o próximo sem ódio, sem despeito e sem temor.

Quando um homem vislumbrar no companheiro, acima do impuro e do estranho, o espírito afim e solidário.

Quando na noite do desespero cada indivíduo encontrar a mão solícita que ajuda e que ampara.

Quando no alvorecer de cada dia a humanidade cantar o hino de paz e união.

Quando a alma que sofre receber presto o lenitivo e ao que busca amparo se lhe der abrigo.

Quando nenhum mortal tiver medo do amanhã e se sentir seguro.

Quando a paz interior existir em todas as almas e a felicidade dominar todos os corações.

Então, para a glória de Deus, haverá na terra o império e a luz do Amor Fraterno.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

MEDITAÇÃO MATINAL



Deus, criador de todas as coisas - despertai a natureza e os homens para o trabalho de um novo dia.

Inspirai Senhor, a cada ser, o exemplo do bem cristão e despertai em seu íntimo a fraternidade indispensável ao amor que une e eleva as almas ao plano da dignidade superior.

Fazei nesta manhã que cada coração, do humilde ou do orgulhoso, do impuro e do ser elevado em Cristo, todos sem distinção, comecem nova jornada iluminados na Vossa palavra.

Deus, esta é uma meditação espiritual que elevamos aos céus, em busca do auxílio necessário à luta cotidiana. É o apelo dirigido a Vós que podeis mais, e que de coração aberto, está apto a ajudar o que recorre em prece.

Esta é a voz interior que sai em pureza, do íntimo renovado pelo recolhimento noturno, e que pode encaminhar-se para um dia de paz, útil à causa do bem e da pureza.

Oh, Senhor, acalentai-nos na paz divina desta manhã, para uma caminhada de luz que enriquece nossas vidas.

Assim seja.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

MÁGOAS



Um sábio ensinamento está contido na lição cristã de que se deve perdoar todas as ofensas e dívidas.

O coração não se beneficia com o acúmulo de fel das incompreensões cotidianas e nem se enriquece conservando mágoas dos seres que o feriram.

Perdoar é distribuir bênçãos de luz a quem erra e ofende. Perdoar é também renovar e reviver a pureza inata do coração humano.

Saber viver distribuindo o bem e o perdão, a cada ressentimento ou mágoa que se afasta, é tornar-se rico espiritualmente na contabilidade eterna que os bons espíritos mantêm na administração celestial.

Assim, aprendei para sempre que as mágoas nada valem – pois amarguram a alma e envenenam o coração, ferem o próximo e destroem a própria dignidade e equilíbrio.

Mágoas – tóxico da alma, veneno fatal para o coração.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

AMOR



O olhar firme da mãe que zela e protege as inseguras ascensões da alma infantil.

O gesto delicado de quem cuida do apoio ao ente que vacila no passo sobre solo falso.

A mão que acena o lenço em lágrimas embebido, na linguagem da saudade e do adeus.

O pensamento vivo a construir searas de paz para a humanidade inteira.

O sorriso como resposta à ofensa e ao mal, pois a mente afirma que tudo há de passar.

A doação da palavra que consola e do pão que alimenta, sem jamais olhar a quem.

O silêncio unindo duas almas, juntas na estrada, anos a fio, na comunhão maior das forças do espírito.

O perdão fácil, o apoio decidido, qualquer que seja o ato, seja qual for o momento concedido.

O olhar que sorri a todos, transbordando simpatia, na afirmação de que todos são irmãos.

O Universo a cantar hinos de harmonia, a vida a sorrir, e o homem a vibrar...

Tudo é Amor.

terça-feira, 15 de junho de 2010

AJUDA!



Se alguém te estende a mão, no pedido da ajuda material, não recuses – doa teu óbolo para que tenhas consciência da tua fraternidade positiva.

Se alguém te busca para transmitir íntimos sofrimentos e extravasar as dores mentais que o esmagam, não vaciles – acolhe-o com simpatia e fraternidade e doa o máximo que puderes de tua capacidade de orientar e dar conforto.

Se alguém te chama em lágrimas de dor pelas chagas físicas de moléstia insidiosa, não fujas – ampara-o em tua solidariedade e doa teu sentimento puro de piedade e desejo de ajuda.

Se alguém te perde perdão por faltas cometidas, confessando injúrias, ódios e maldades, não recuses – aprenda a perdoar incontinente, agradecendo a oportunidade feliz do reencontro e doa amor em troca de todo mal.

Se alguém te revela distúrbios de alma e desorientação, quase a perder-se no infortúnio, não o abandones – faze dele um irmão solidário e doa tua lucidez e otimismo.

Nos caminhos da vida, a cada passo, encontrará o que precisa de tua ajuda nas diversas manifestações de carência humana. Ajuda! Ajuda sempre. Não vaciles. Porque teus atos de amor ao próximo assegurar-te-ão depois o retorno em amor e ajuda que certamente buscarás nas encruzilhadas do futuro

segunda-feira, 14 de junho de 2010

NÃO LAMENTES



Revisando tua trajetória vivencial, ao deparares com o quadro vivo e real em que te encontras, não lamentes, pois tudo tem lugar certo e definido no roteiro de renovação do Espírito eterno.

Confrontando situações vividas duramente, graves erros, faltas inconfessáveis, amargas quedas ocultadas em teu íntimo, não lamentes, porque a consciência que hoje tens dessas tristes ocorrências já é prova de elevação de teu Espírito caminhante.

Idealizando o melhor para tua existência, vindo à tua mente idéias do que melhor seria para teu próprio interesse, não lamentes, porque aquilo que difere do teu sonho é compreendido na visão mais ampla do conjunto em que outros precisam de nosso Espírito solidário.

Olhando para os companheiros de jornada, desfilam decepções e falhas que duramente ferem o teu coração, ressalta às vezes a linha da ingratidão pura, mas não lamentes, porque é no convívio dos bons e maus, esclarecidos e retardados, que progride teu Espírito desperto.

Buscando metas refulgentes no horizonte criado pela tua mente fértil, mesmo que encontres obstáculos inamovíveis e colhas resultados modestos, não lamentes, porque é colhendo pouco a pouco que se enriquece o Espírito humano.

Analisando o teu mundo encontrarás dolorosas evidências de atraso e pauperismo, males e brutalidade, desamor e violência, mas, não lamentes, porque esta ainda é a escola abençoada que requer o teu Espírito ascendente.

Nas meditações sobre a vida e a humanidade, por mais negros que sejam os quadros descritos e mais dramáticas as experiências vividas, não lamentes, irmão de jornada, porque Deus acena, no amanhã, com novas conquistas de evolução espiritual que merecerás, por próprio esforço, justo prêmio ao bem que edificastes.

domingo, 13 de junho de 2010

TEU FILHO



Não é o intruso que adentra o lar, mas o convidado que trouxeste à experiência da vida.

Não é o estranho que te traz incômodos e desconforto, mas o ente querido de outras eras ou o companheiro do passado com quem contraíste dívidas que retorna em busca de progresso.

Não é o ser equivocado a cruzar-te acidentalmente o caminho, mas a providencial presença que em prantos pediste para compor o teu grupo familiar.

Não será o algoz de teus dias por mera ironia, mas por certo expressará os impulsos da justiça divina manifestos na interdependência das vidas.

Não servirá a ti por simples fatalismo ou por obrigação social, mas traduzirá o bem que te deve na relembrança atávica de outras vidas solidárias.

Ao reconhecer a teu lado a figura frágil e dependente de um filho, lembra-te, ele é teu conviva e não o decepciones seja qual for a tua vida.

Quando observares a teu lado o filho agressivo, intolerante e ingrato, não recuses a ele o amor, o apoio e a tolerância, qualquer que seja teu sentimento vivencial.

Lembra-te: teu filho é o convidado para a belíssima festa da vida. Dê-lhe sempre a prova de que, ao trazê-lo para a existência terrena, crias que valia a pena: não o decepciones. Viva feliz e estimule nele a alegria de viver. Para que se cumpra tua missão de responsável pelo destino de teu divino conviva: teu filho!

sábado, 12 de junho de 2010

SÊ FELIZ!



Não vejas trevas no mundo,
tão belo e majestoso,
criação suprema de Deus...
Sê feliz!
Não registre tua mente
as imagens de dor e desespero,
olha mais além, vê a Esperança...
Sê feliz!
Segue em frente,
deixa passar aos lados
quadros pungentes e vis atos humanos,
pois logo adiante,
há corações puros e crianças sorrindo...
Sê feliz!
Esquece tudo que é mal e negro,
doloroso e desesperador,
pois tudo é passageiro,
é lição reparadora, é causa e efeito...
Mais além há o futuro,
límpido e belo, eterno e feliz...
Portanto, irmão, agora e sempre...
Sê feliz!