domingo, 21 de novembro de 2010

JULGAMENTO



A sabedoria espiritual ensina que o homem deve ser cauteloso e justo no ato de julgar.

Quantas vezes a nossa mente é turvada pela ignorância, o ódio e a inveja, fazendo-nos emitir a opinião que fere.

Como é fácil a influência da paixão e de impulsos mesquinhos confundir o nosso coração calando-lhe a voz do bem e do puro.

Que uso se faz do orgulho, em momentos vários, a ponto de negar o certo e violentar a razão?

Quem desconhece a inglória covardia que conduz o homem a ferir e humilhar ao justo e aplaudir e consagrar o impuro?

A que levam os interesses subalternos da matéria e dos baixos instintos na definição das atitudes e no desencadear das ações?

Lembrai-vos, pois, irmão em vida: o julgamento humano é falho e vicioso, quando não inspirados nas lições supremas do Criador.

sábado, 20 de novembro de 2010

EM NOME DE DEUS



A queda espiritual do homem é conseqüência de seus próprios erros e de seus desatinos.

Nascido simples o espírito humano tem, desde os graus inferiores da escala, o impulso para ação sábia e equilibrada na existência.

A turbulência do mundo e o desequilíbrio das almas em disputas de ódio são fatos que alteram, em princípio, a potencialidade natural para o progresso espiritual.

Conseqüência de situações adversas criadas pelo próprio homem, em instantes de insensatez e obscurantismo, o orbe terráqueo transformou-se em área de conflitos e desastres morais.

Vistos do alto, nos planos elevados da inspiração divina, a Terra e a Humanidade se integram em regiões que transitam do caos à elevação moral.

Ficais alerta, pois, vós puros e mansos de coração, iluminados e eleitos do Senhor, para as grandes missões salvacionistas. Intensificais, vós que crêem na vida eterna, o trabalho dedicado de regeneração. Acordais todos vós que amam e perdoam para a missão a cumprir na terra em honra e em nome de Deus.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

FELICIDADE



A felicidade está ao alcance de todos porque assim quis a magnanimidade de Deus. Ela não depende das riquezas e posses que apenas os privilegiados materiais obtiveram.

Ser feliz resulta apenas da atitude interior que dispõe a mente para a compreensão da vida no que determina as soberanas leis da Criação.

É feliz o que aceita seus caminhos e compreende o papel das limitações. O que sente a significação maior de todas as provações. E o que consegue ter o equilíbrio de agradecer o que lhe foi conferido sem perder-se nas ambições desmedidas.

Felicidade é olhar o valor e o lado positivo de todas as experiências vividas. É agradecer as bênçãos e favores recebidos, sem confrontar a sorte do próximo. É usufruir o melhor que lhe trouxe a divina providência sem olvidar o irmão deserdado.

Felicidade é livrar o coração de vícios e torpezas, ser simples e crente no Senhor, recebendo todos os eventos e testes com otimismo e fé na divina providência e na justiça eterna.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ADORAÇÃO



Através dos séculos os homens cultuaram os deuses simbólicos que geraram suas convicções. Nas estradas do tempo a humanidade tem se dedicado à adoração de imagens e representações de deuses e suas pretensas qualidades

Tudo como forma de buscar o próprio reconforto na glorificação de alegorias e representações materiais. E o homem insistiu e repete o mesmo equívoco de pretender representar Deus ou obter suas graças nas práticas formais de ritos e consagrações.

Deus, contudo, está acima das faculdades humanas de conceber e criar. Impotente é o homem na sua recriação simbólica. Frágil sua crença de concebê-lo externamente, distante e inatingível.

Deus está próximo, pelo contrário, ao alcance permanente na via da meditação e do pensamento, manifesto em suas virtudes de ordem, justiça e pureza universais.

E vivencia o divino aquele que reconhece o Deus presente em si mesmo e em todas as circunstancias existenciais, sintonizando pela prece silenciosa a excelsa bondade e as energias fortalecedoras do Todo Poderoso.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ENCONTRO MARCADO



É possível ao homem fugir por longo tempo e por toda uma existência do encontro que lhe desagrada ou contraria.

Pode o Ser evitar os semelhantes, recusar amigos e escolher convivências, buscar apenas aqueles que lhe são afins.

Adiam-se compromissos e quebram-se os pactos solenes, na manifestação quase absoluta de poder que faz ao homem pensar às vezes ser um semideus.

Capaz é o homem de impor suas leis, ser bárbaro e destruidor, impondo-se sobre os que lhe servem, e mesmo destruir vidas e as mais sólidas obras materiais.

Costuma-se falar em poder e prepotência, que alguns fazem das glórias obtidas, como se fosse prova de autonomia eterna e de plena liberdade de fazer.

Pode o indivíduo ao bem recusar, viver livre no mal e na loucura, fugir das leis dos homens e da própria consciência.

Não escapará, entretanto, no amanhã espiritual, ao encontro marcado com a Justiça Divina para revisão de todos os seus atos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

CONTRASTES




A vida oferece a quem observa, nos seus múltiplos aspectos e momentos, contrastes intensos e traspassados de ensinos. São lições claras para orientação do espírito em trânsito.

O comportamento dos seres em evolução, nos diversos níveis sociais e nas distintas culturas, reflete afirmações superiores da existência do plano espiritual onde as contradições desaparecem.

Seria inexplicável a discriminação existente, no reino animal, na graduação dos seres até a supremacia intelectual do homem.

Não haveria explicação para a díspare situação entre povos da terra, nos extremos da barbárie ao nível de pleno avanço tecnológico.

Difícil seria entender mesmo o contraste de poder e dependência, riqueza e pauperismo, saúde e insanidade, glória e obscuridade, felicidade e sofrimento, tão comum no largo palco da vida.

Injusta a existência dos contrastes sem valia, não fora a efetiva advertência de que em tudo há apenas a linha continuada da evolução – dos seres sobre a terra – a constituir um todo justo e providencial.


segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CONSELHEIROS



Errar é humano, diz o provérbio popular, justificando os equívocos da conduta do homem que se conduz pelos apelos e estímulos inferiores.

A terra, nossa abençoada escola, segue como a comunidade não evoluída em cujas manifestações preponderam os valores materiais.

E o homem imperfeito que prossegue errando em seus desvios tentadores, todavia, conta com a ajuda providencial dos conselheiros invisíveis.

São eles os espíritos guias e os anjos de guarda, que sugerem o caminho do bem e inspiram a ação purificadora.

Mensageiros divinos, espíritos benfeitores, persistem na missão de salvar, ainda que hajam as consciências seduzidas pelo mal, fascinados pelas loucuras mundanas, incapazes de ouvir a voz orientadora.

A graça divina concederá mesmo assim, no momento de despertar e reflexão do ser desgarrado, em resposta a cada apelo a ajuda redobrada, em cada oração a resposta salvadora, e nas grandes provações o bálsamo de luz confortadora.

domingo, 14 de novembro de 2010

DEUS



A harmonia universal das constelações e do espaço ilimitado que envolve as estrelas.

A surpreendente e deslumbrante ordem natural de todas as coisas e seres sobre a terra.

As leis impenetráveis que regem a vida e a sobrevivência eterna dos espíritos.

A sinfonia intraduzível da paz, do amor e do entendimento que une e amálgama todos os sóis e todos os seres que os povoam.

O enigma jamais traduzido ou explicado da origem e destino do infinito Universo.

A beleza revelada na vida deslumbrante na paz do Senhor.

Tudo isto sintetiza Deus, o Ser Supremo que rege todas as coisas, a Majestade de amor e pureza que inspira a alma e atrai a todos os espíritos para a vida Eterna.

sábado, 13 de novembro de 2010

DESPERTAR



Longo é o caminho que trilhamos,
nas jornadas da vida benfazeja...
Andamos à esmo e a muitos enganamos,
sem saber a alma o que deseja.

Noites e noites passam céleres e vazias,
corpo carnal impondo seus domínios...
ao espírito escravo, ante luzes fugidias,
sem o menor lampejo dos divinos brios.

Não é Deus o que foge e o que renega,
ao ser vivente a benção amorosa
e a luz que conduz a salvação.

Mas, nos erros e abusos o ser venera
muito mais a ilusória vida prazerosa
que o despertar puro da alma e coração.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O BEM SUPREMO



O amor expresso na atitude fraterna e permanente do homem em relação a seu semelhante.

A bondade integral que faz sentir no próprio íntimo os apelos e anseios do mundo de forma solidária.

A sabedoria excelsa de viver em espírito elevado sem fugir aos caminhos limitados da existência terrena.

A sensibilidade ampla por todas as dimensões e seres do Universo, no processo de superação do egoísmo e desprendimento espiritual.

A alegria pura e natural que permite ao homem, inspirado em Cristo, sofrer sorrindo e padecer perdoando crendo firme no amanhã melhor.

A paz de consciência que resulta do bem viver e do dever cumprido nas jornadas cotidianas.

A pureza do coração, que firmado na divina fé, não vê torpezas e misérias morais da humanidade para antever a esplendorosa alvorada da purificação.

Essas as qualidades que conduzem ao bem supremo: a salvação do Senhor.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O PERDÃO



Tormentosa é a vida do ser que se fecha na intolerância e nega a docilidade cristã expressa no perdão.

Fechar o coração na rigidez do castigo e da censura, alimentar na alma a intransigência do julgamento negativo, desenvolver na mente o vício da crítica árdua e tenaz, são fatores que conduzem à dor e ao arrependimento mesmo que tardio.

Jesus, em sua exemplificação na terra, insistiu na necessidade do perdão como fonte redentora da alma.

Cabe à humanidade, no torvelinho das lutas e ocupações do mundo moderno, buscar o minuto de reflexão e raciocínio sensato sobre a nulidade do julgamento frio que condena.

Certamente, ouvindo a Deus, deixará tocar as cordas do coração no despertar da bondade que estimula e permite o uso incondicional do perdão.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CONQUISTAS



Nada inspira mais a alma humana que o aceno de posses e conquistas. Move às íntimas forças do ser a vontade imperiosa de ganhar algo mais, novos tesouros, quaisquer que sejam seus títulos ou intrínsecos valores.

Ganha a mente, na escala progressiva do seu amadurecimento, uma única fórmula de ponderação, classificando eventos e matérias, idéias e pessoas, como acréscimos preciosos ao patrimônio de que se julga dono único e indiscutível.

Quando o coração vibra com mais força, na plenitude da vida e dos desejos, ainda é senhoril e insanamente que busca apropriar-se de seres e sentimentos, no debulhar de ilusões e prazeres.

Segue assim, num só apelo, busca de satisfações de posse, a alma humana impensada e irrefletida, até que um dia se lhe desperte a luz íntima que admoesta existir muito mais, bem mais além de vãs quimeras, o bem maior cuja verdadeira posse deve ser élan de toda a humanidade.

Sacudida por sublime revelação, acorda o pensamento em Deus, vibra o coração no amor, desperta a individualidade eterna e divina. E, além, nas brumas do passado equívoco e tortuoso, agita-se a esperança na forma salvadora do ideal em Deus e no amor universal.

Só então, num definitivo anseio e em justa trilha, joga o homem todas as quimeras e as conquistas, em troca do bem maior, a única jóia, o valor eterno que inspira o que eleva: a Grande Paz.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

PAZ - (II)



Há lírico silêncio na noite avançada, entre manifestações da vida continuada. Estrelas há nos céus, e a luz tênue do luar, como molduras suaves do instante para sonhar...

Sentimentos vagueiam no espaço, enquanto forças se preparam para a materialização de resultados necessários a ação que desejaram.

São seres espirituais cintilantes, ao lado dos Espíritos missionários, que prestam fraternal ajuda aos irmãos em terra solidários.

Prossegue a noite sua marcha e tudo é tranqüila paz, graças ao desígnio de Deus que bem ao homem faz.

Silenciosa noite de bondade na justiça de Deus supremo, a embalar os justos em felicidade porque encontraram o amor eterno.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A ESTRADA LARGA



Somos hoje, mais do que nunca, convidados no mundo material a trilhar a larga estrada da ilusão. Por trás de luzes e alegrias difícil é perceber-se o abismo e a queda.

Assim, ao canto sedutor da permissividade, cede-se ao apelo da bebida, freqüentemente ressaltada como boa norma social. No decorrer do dia convivemos com o fumo e drogas, supostos símbolos de desenvoltura e modernidade.

Na vida social e no lazer, ressalta-se a promoção e o apelo da sensualidade e o desregramento sexual. Na disputa pela riqueza, admitem-se as ações impróprias e desonestas, fecham-se os olhos à moralidade e à probidade.

No julgamento das pessoas, valoriza-se o poder e a riqueza, criados pelo egoísmo, a ostentação e a vilania. No trato da própria personalidade, alimenta-se a vaidade, a inautenticidade, a sofisticação e o esnobismo.

No viver diário, deseja-se o turbilhão de eventos, a velocidade, os sons, as fugas em busca de fugaz ilusão.

Tudo isto porque larga é a estrada e fácil o caminho do prazer, do imediatismo e da perdição. Enquanto ao lado, disposta para todo que pondera, convida-nos a estrada estreita e pura de Jesus – que nos devolverá as agruras e sacrifícios em benesses de paz e harmonia.

domingo, 7 de novembro de 2010

REALIZAÇÃO PESSOAL



Há os que vivem eternamente infelizes porque não sabendo o que almejam, de profundo d’alma, passam a medir-se no confronto com os outros que lhe cercam.

Não raciocinam pelo que são, realizam ou já conquistaram, mas apenas comparam-se com os demais, sofrendo quase sempre porque apequenam-se ante os que eles julgam melhores, mais bem sucedidos ou mais prósperos.

Acostumados a olhar os que lhes parecem acima, menosprezam-se, lamentam-se, iram-se, como se tudo que já são ou detêm nada significasse, e assim ficam no círculo vicioso das lamentações sem nunca usufruírem o que Deus lhes deu.

Sensíveis aos ressentimentos e queixas, deixam-se induzir pelas referências e aconselhamentos maldosos dos que lhe alimentam a frustração, com exemplos de preterições, injustiças e falsas perspectivas.

Esses os exemplos percebíveis no dia a dia de muitos irmãos, que jamais se valorizam porque não concebem o que são, o potencial de seus dons e para que vivem na terra.

Irmãos carentes do aconselhamento justo para que busquem a posição vivencial mais sábia, com nova percepção das felizes oportunidades da vida e o a construção da base sólida em que devem situar a realização pessoal.

sábado, 6 de novembro de 2010

ESPÍRITOS DE LUZ



Os espíritos dos homens são os caminheiros em busca de progresso e de luz. Cada ser é uma individualidade espiritual a evoluir no sentido superior da divindade.

Existir na terra significa ter oportunidade de ascender de nível, possibilita a iluminação interior que conduz as almas para a felicidade transcendente.

Desta forma, a comunidade humana é constituída de seres que procuram, intimamente, o progresso moral que os fez retornar à vida. Procura apenas frustrada quando a existência terrena oblitera a visão e turva a consciência, afastando o espírito da razão primeira de sua encarnação.

Sobre todos, irmãos de vivência, perfilam os mensageiros do Senhor, os batalhadores do bem, os construtores das correntes positivas, os vigilantes guias dos seres em missão a terra.

São eles os Espíritos de Luz que, reflexos da Divina presença, derramam bênçãos e luzes sobre os entes em jornada terrena.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A NOITE DOS JUSTOS



O Espírito em vida, quando equivocado, é conduzido nas ambições e conflitos aos crimes maiores contra as leis divinas.

Cada dia há um saldo devedor maior, um novo conjunto de erros e uma lamentável mutação para o pior.

Entregue assim aos desenganos e frustrações, que a vida reserva aos que cegamente se deixam levar pelas ilusões do mundo, o espírito fica subjugado às trevas terrenas.

O sofrimento que lhe aguarda na vida futura, é antecipado em terra, como uma ajuda benéfica, para que ainda possa despertar e corrigir a caminhada fatal.

Ao que, agindo em contrário, limita-se aos ensinamentos divinos que foram legados à humanidade por Jesus, pode conceber que a justiça superior retornará com os prêmios de bem e de paz.

Ah, se soubessem, aqueles que se descaminham, quão bela e feliz é a noite dos justos! Certamente suas vidas, espelhadas nas vantagens e glórias reservadas nos planos superiores, voltar-se-iam para o caminho reto da elevação moral.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A NATUREZA



Deus criou o mundo e fixou as leis que regem todas as coisas. Estabeleceu o Criador as múltiplas e várias funções dos seres vivos e inertes.

Na natureza, compondo o quadro maior da beleza terrena, cada uma das entidades materiais ou animadas recebe seu valor próprio e inalterável.

Na fecundidade da terra e no profundo silêncio dos mares. Na força purificadora das árvores e vegetações e na beleza natural das flores.

Na majestosidade das montanhas e delicadeza dos prados. Na pureza cristalina dos regatos e na vibração dos grandes rios. No conjunto monumental de todas as coisas criadas pelo Senhor.

Está a natureza – paisagem para as experiências humanas, palco para o drama da humanidade – no cumprimento das leis divinas do Todo Poderoso, poderosa e silente, a exemplificar aos homens que não se pode fugir à ordem natural da vida sem o justo pagamento ao Senhor.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

SALVAÇÃO



Não está na exteriorização religiosa ou nos excessos místicos de dogmas inusitados.

Não se obtém nas doações e esmolas distribuídas sem sentimento e elevação interior.

Não é produzida pela oração sem alma ou palavras bonitas que se não vivencia.

Não é concedida ao que age na hipocrisia e frieza do gesto calculado e interesseiro.

Não alcança o que nega e fere, nem o que odeia e tortura.

Não vem ao que desconhece o que é puro, belo, superior e eterno.

A salvação não se compra nas negociações terrenas de manifestações formais, mas na inspiração interior do bem e caridade que todos podem alcançar na graça do Senhor.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

AUSÊNCIA



A existência vai ensinar-nos as mais ricas lições de sabedoria, em ciclos de aprendizagem que são impostos pela necessidade de evolução.

Sem dúvida, dentre os ensinamentos de vida ascendente, há ressaltando no conjunto, a constatação lógica que somente a valia prática de coisas e idéias acaba por indicar o justo caminho de elevação.

Menospreza-se o amor fraterno e verdadeiro, em fases de indiferença e egoísmo, mas, descobre-se a essencialidade quando falta-nos o amparo e o interesse amigo nos momentos de queda e insucesso.

Esquece-se da saúde física, quando excêntricas satisfações e prazeres são impostos ao corpo e à mente, mas, chora-se a falta de energia e equilíbrio quando o organismo padece e mergulha na faixa das enfermidades depuradoras.

Descura-se da prosperidade, quer ostentando-a sem pudor, quer negando auxílio ao carente , mas, lamenta-se a perda dos bens e posses quando a justiça divina submete-nos aos testes de carência e pobreza.

Desconhece-se a função da família, evitando assumir as obrigações próprias dessa instituição divina, para não estorvar os sonhos e aventuras pessoais, mas clama-se por ela quando, já desfeita a fraternidade familiar, chega à nossa porta a triste constatação de abandono.

Abjura-se Deus, no período ilusório de orgulho e vaidade, mas, busca-se a luz salvadora do Pai quando, chegada a hora de acerto, reconhece-se sua presença Justa e Eterna.

Nas lições da vida, em que nos falta tudo aquilo que tivemos com desprezo e indiferença, com abuso e egoísmo, a lição da ausência tem a mais eficaz das funções regenerativas.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

UNIÃO



A harmonia não é gerada acidentalmente, mas requer muitos fatores contributivos para sua conquista.

Essencial ao bem-estar humano, como a toda ordem nos planos existenciais, a harmonia é conseqüência da capacidade efetiva de associação entre componentes diversos, relevados os conflitos e as divergências ocasionais.

Na coletividade humana, harmonia é resultado de mútua identificação entre pessoas e entre grupos, capazes de entenderem a solidariedade natural de toda a espécie.

Harmonizar-se é evidente sinal de evolução inteligente, pois, revela a percepção lúcida do sentimento de União maior, no plano horizontal da humanidade, e no plano vertical do divino.

A existência ganha em qualidade, o ser cresce em dignidade, o mundo se ilumina, pela simples geração da Harmonia que destrói implacavelmente o caos.

Eis assim uma meta, digna por excelência de todos os esforços humanos: unir e harmonizar-se para um mundo melhor e uma vida sábia e feliz.