quarta-feira, 20 de outubro de 2010

OCIOSIDADE



A característica essencial do homem é a atividade produtiva. O ser, dotado de princípio intelectivo que estimula a criação, deve liberar as energias criadoras que se aplicam ao desenvolvimento de áreas específicas da vida terrestre;

Criar as riquezas que elevam os níveis existenciais da humanidade e ajudar a evolução do conhecimento tecnológico, são contribuições válidas do espírito em ação. Impulsionar o avanço coletivo, na descoberta de novas fórmulas e instrumentos, é ajuda que se dá e que nos rende benefícios nas altas esferas.

A atividade do homem é benção de Deus e, portanto, recurso de purificação se voltada ao bem. Serve à Deus todo o que dá a força do seu trabalho, a energia de sua mente e a inspiração da alma, na ação meritória de ajuda, no esforço criativo das obras materiais e das grandes jóias do espírito.

Mente e corpo são destinados à produção de benefícios na terra. Equivalem-se na expressão superior tanto o que usa a energia física na busca de resultados materiais produtivos, como o que elabora na cultura e na arte as obras expressivas da civilização.

Conclui-se, pois, ser a ociosidade injustificada, a improdutividade voluntária e vazia, falta lamentável a ser revista, por ser a negação dos objetivos construtivos e reparadores da vida humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário