sexta-feira, 8 de outubro de 2010

TALENTOS




Há formas várias de fortalecer a alma com a utilização de talentos pessoais na vida transitória.

Uns festejam a inteligência racional, exercitando-a em torneios mundanos onde sofismas e irreverências prevalecem como instrumento de realização. Outros, mais ponderados, equilibram o intelecto ao sentimento traçando roteiros luminosos de progresso pessoal e coletivo.

Aqueles consagram o poder físico, utilizando-o como instrumento de domínio e conquista, no uso hábil de força exibida aos mais frágeis e temerosos. Estes, bem refletidos, usam as energias pessoais em benefício dos companheiros combalidos.

Alguns proclamam a riqueza obtida, qual evidência de superioridade, dissipando-a nas motivações do supérfluo, do luxo e da ostentação. Outros, mais sensatos, utilizam a dádiva material como empréstimo divino a ensejar-lhe o progresso harmônico pessoal e do próximo.

Estes situam a beleza física no superlativo, hipnotizados pelo fascínio dos olhos materiais, alimentando quimeras de conquistas e prazeres. Outros, mais puros, refletem a transitoriedade do corpo carnal, precioso mas perecível, valorizando muito mais o Espírito eterno que lhe anima.

Talentos são empréstimos providenciais do Divino Criador a exigir uso sábio no campo das realizações terrenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário