quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CAMINHOS



A vida é feita de muitos caminhos que se apresentam, aqui e ali, como alternativas a exigir decisão inteligente e força de vontade.

Quem decide corre naturalmente o risco do engano, quando entre caminhos opostos prefere a saída fácil e sugestiva de compensações gratuitas.

Embora para a decisão muitos se apeguem às vantagens em confronto, na avaliação do melhor efêmero, é de se supor que tal escolha rejeite as conquistas mais sólidas de futuro para fixar-se no atrativo do presente.

Outros, em graves equívocos, não ponderam as alternativas e lançam-se ao fascínio da opção atrativa e vazia que não resistiria ao crivo da razão.

Caminhos diversos existirão sempre na vida de cada um e são eles os verdadeiros testes ao potencial de progresso, ao discernimento e à força interior dos homens.

A experiência vivida, no entanto, vai mostrando que não se deve trocar o caminho áspero que leva a resultados sólidos para persistir na vantagem enganosa do lazer, prazeres e futilidades.

Devemos refletir sobre a questão, luminosamente exposta por Jesus na parábola da estrada estreita e o caminho largo, e examinar as lições vivas dos que cruzam conosco e nossas próprias vivências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário